segunda-feira, 8 de junho de 2009

Comentário da atividade 4 do aluno Cléober

O processo de apresentação do sistema solar foi bem interessante.
O assunto abordado foi bem conciso e motivador.
A ordem cronológica utilizada ajudou no entendimento da matéria.

Link para a Atividade

Produçao de objeto de aprendizagem



Trabalho realizado pelos alunos Felipe Cavancanti e Thiago B. Spindola

Utilizando objetos de aprendizagem


Objetivo do estudo:
Aprimorar os conhecimentos de matemática dos alunos, levando-os a compreender com mais clareza as formas geométricas, utilizando o Tangram.


Desenvolvimento do estudo proposto:
- O que é forma geométrica.
- Apresentar algumas formas geométricas.
- Histórico do Tangram.
- Como criar um Tangram.
- Jogar o Tangram.


Material a ser utilizado na aula:
- Cartolina.
- Recortes de papel coloridos (Jornais, revistas, etc.).
- Cola.
- Tesoura.
- Pincel atômico.
- Lapis e borracha.


Tempo de Duração:
- 2:30hs


Público Alvo:
- 3ª Série (Ens. Fundamental)

Analise de software educacional



Ferramentas:


Hot potatoes - É uma plataforma que possibilita a criação de conteúdos com objetivo de postagem na web. É utilizado por profissionais que querem publicar seu conteúdo na web.

Open office Calc - É um sistema que possibilita a criação e manipulação de planilhas eletrônicas, tida como uma ferramenta de auxilio ao trabalho com planilhas eletrônicas. Sua utilização pedagógica é apenas relativa à possibilidade de criações matemáticas com o auxílio do mesmo.

Super Logo - O SuperLogo não possui objetivo delimitado, podendo ser utilizado em diferentes atividades, envolvendo diferentes disciplinas, em diferentes níveis de ensino. Nosso foco, no entanto, é a Matemática do Ensino Médio. Neste contexto, o programa pode ser utilizado no trabalho com Geometria Plana, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e possibilitar a aquisição de noções de programação.

Winplot - Winplot é um excelente programa gráfico de propósito geral, inteiramente gratuito! Foi desenvolvido pelo professor Richard Parris ("Rick"), por volta de 1985. Escrito em C, chamava-se PLOT e rodava no antigo DOS. Com o lançamento do Windows 3.1, o programa foi rebatizado de "Winplot". A versão para o Windows 98 surgiu em 2001 e está escrita em linguagem C++.Winplot possui muitas vantagens: fácil de usar, excelente para prototipações (permite montagens rápidas nas áreas em que pode atuar) e cabe num disquete!Como ferramenta didática para o ensino da Geometria Analítica (plana e espacial), o Winplot é o software mais COMPLETO, possui recursos extraordinários inexistentes em produtos comerciais da sua categoria. Por exemplo, várias aplicações ao Cálculo (como o estudo gráfico de sistemas de equações diferenciais) são possíveis. As animações não são truques produzidos com o Flash são realmente criadas no Winplot e podem ser montadas em menos de cinco minutos no ambiente do programa — contanto que se conheça a matemática necessária. Além da versão original, em inglês, o Winplot possui versões em mais seis idiomas, incluindo o português. Diferentemente de outros softwares gratuitos, o Winplot se encontra em permanente EVOLUÇÃO e os seus usuários podem contar com a assistência direta do seu criador.

Gcompris - É uma suite de jogos educativos, que mostram de forma lógica e interativa vários fenômenos
naturais, físicos e químicos, utilizando a interação do aluno nas atividades.

Sopa de Palavras - Coelho Sabido - No “Sopa de Palavras”, título desse primeiro episódio, o famoso Chef Pierre precisa de ajuda, pois um acidente estragou a receita da sopa de opostos. A missão do Coelho Sabido e seu amigo, o Leão Leo, é auxiliar Pierre na descoberta de palavras opostas que são os ingredientes da sopa. O desafio é preparar a receita a tempo do festival. As crianças cantam e dançam com o Coelho Sabido e aprendem, com o filme, sobre as palavras e seus antônimos.
Com o diferencial de ser uma coleção voltada para a educação infantil, o DVD possui jogo interativo que permite à criança brincar por meio do controle remoto do aparelho de DVD e testar seus conhecimentos sobre antônimos adquiridos durante o filme.


Atividades:

Ferramenta: Super Logo
Tema: Criando gráficos
Série: 9º ano
Objetivo: Utilizar o super logo para criar gráficos de funções aprendidas em aula. Desenvolver o raciocinio lógico e a visão espacial do aluno, utilizando a ferramenta para demonstrar o resultado do trabalho feito em aula.

Ferramenta: Hot Potatoes
Tema: Postagem web
Série: 9º ano
Objetivo: Utilizar o Hot Potatoes para criar uma apresentação utilizando os recursos disponibilizados pelo software. Após o mesmo, utilizar a internet para disponibilizá-los na web.

Ferramenta: Open office Calc
Tema: Manipulando fórmulas
Série: 9º ano
Objetivo: Utilizar as ferramentas Open office Calc para a elaboração de um boletim escolar e através do mesmo, apresentar todos os cálculos envolvidos.