quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Atividade 05 . Planejando a tarefa da webquest

Clique aqui para visualizar o planejamento.

Atividade 04 . Analisando a webquests

Essa webquest foi criada para a 5ª série e seu objetivo é ensinar os princípios básicos da informática. O interessante foi o trocadilho com o termo "livro do menino maluquinho".

Clique aqui para visualizar a webquest.

Atividade 03 . A pesquisa na escola

Davi Marski, abordando o tema de trabalhos escolares, compete na idéia de que o método é ineficaz.
Esse método realmente é ineficaz, pegamos por exemplo um professor que solicita um trabalho de pelo menos 3 páginas sobre o tema fotossíntese, o aluno, por sua vez, vai até a internet e o primeiro link encontrado através do google ele "copia e cola". Entrega o trabalho. Pronto, fez o que o professor pediu, porém não sabe nada que o assunto retrata.

- Por que os alunos copiam e colam os trabalhos escolares?
Devido a facilidade e a forma que é solicitado o trabalho, normalmente os trabalhos são solocitados pela forma e não pelo conteúdo.

- Isso acontecia antigamente?
Com certeza, porém o método era diferente, já que normalmente essa cópia era feita a punho.

- Copiar tem algum valor?
Copiar não, mas utilizar algo como referência, isso sim tem valor.

- O professor pode mudar isso?
Claro, apenas criando métodos mais elaborados e que façam que o aluno tenha que realmente "ler" a pesquisa.

- Como orientar alunos a fazerem uma pesquisa?
Informar ao aluno, fontes seguras como referência e motivá-lo a buscar novas.

- Como avaliar?
Junto a pesquisa, criar métodos de avalição e instruir que o aluno crie uma música ou faça um teatro sobre o tema, etc.

Atividade 02 . Criação de site

Clique aqui para visualizar o site.

Atividade 01 . A pesquisa na Internet

O professor irá escolher um vídeo onde existem vários personagens na trama. O mesmo será apresentado à turma.
A idéia é que o mesmo seja possível visualizar em sites populares como youtube.
O professor irá dividir a turma em tantos grupos quanto a quantidade de personagens.
Cada grupo irá se inserir no personagem e irá descrever a história pelo ponto de vista do personagem.
Dessa maneira, todos deverão ver o vídeo e se integrar junto ao mesmo para conseguir descrever a trama de acordo com a visão do personagem.